A cidade de Boituva, no estado de São Paulo, enfrenta um surto de dengue em 2024, com um total de 1.054 casos confirmados até o momento. Em resposta a essa situação, a prefeitura decretou estado de emergência em saúde pública, permitindo a implementação de medidas administrativas e assistenciais para conter o aumento dos casos da doença. Não houve registros de óbitos até o momento.
As autoridades locais estão mobilizadas para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, e solicitam a colaboração da população na prevenção dos criadouros e acúmulo de água. O decreto de emergência permanecerá em vigor até que a situação sanitária do município se estabilize. As Unidades Básicas de Saúde estão atendendo exclusivamente pacientes com sintomas, com equipes especializadas e salas de hidratação disponíveis.
Os moradores de Boituva podem contar com o atendimento na Unidade de Saúde do Centro, que opera em formato de porta aberta das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, e na Unidade de Saúde do Novo Mundo para os residentes daquela região. Além disso, a população pode denunciar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti através de um telefone específico. O trabalho conjunto entre a prefeitura, as secretarias e a comunidade é fundamental para enfrentar esse desafio de saúde pública na cidade.