Cinco pré-candidatos já tiveram suas participações confirmadas na corrida eleitoral para a Prefeitura de Juiz de Fora, com o primeiro turno marcado para 6 de outubro. Entre os confirmados estão Charlles Evangelista (PL), Elizabeth Jucá E Mello Jacometti (NOVO), Ione Barbosa (Avante), Júlio Delgado (MDB) e Victória Mello (PSTU). As convenções partidárias, que definirão os candidatos, ocorrerão entre 20 de julho e 5 de agosto, conforme a Lei Eleitoral. Outros possíveis concorrentes, como a atual prefeita Margarida Salomão (PT) e o advogado Isauro Calais (Republicanos), ainda aguardam a confirmação de suas pré-candidaturas pelos respectivos partidos.
Os pré-candidatos confirmados apresentam trajetórias diversas, como o ex-deputado federal Charlles Evangelista, a secretária de Desenvolvimento Social de Minas Gerais Elizabeth Jucá, a delegada e deputada federal Ione Barbosa, o ex-deputado federal Júlio Delgado e a professora Victória Mello. A movimentação política já está intensa, com os partidos se preparando para a escolha dos representantes que disputarão os cargos no Poder Executivo. Caso a eleição não seja decidida no primeiro turno, os eleitores retornarão às urnas em 27 de outubro, conforme determina o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A diversidade de experiências dos pré-candidatos reflete a variedade de perfis que buscam a liderança do município. Com backgrounds que vão desde a atuação parlamentar até a advocacia e o ativismo social, os postulantes prometem uma disputa acirrada. A confirmação das pré-candidaturas dos demais concorrentes está prevista para as convenções partidárias, e a população aguarda com expectativa os desdobramentos dessa eleição municipal que promete ser uma das mais disputadas na região da Zona da Mata mineira.