O prazo para regularização do título de eleitor e solicitação da primeira via encerra em 8 de maio, conforme divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os cidadãos têm até essa data para resolver pendências com a Justiça Eleitoral ou obter a primeira via do título. Dados do TSE mostram que mais de um milhão de pessoas buscaram esses serviços de janeiro a março deste ano, incluindo pedidos de novos títulos e alterações cadastrais.
A mobilização “Título na mão, sossego na eleição” foi lançada para marcar os últimos 30 dias do prazo. Além disso, o texto ressalta a importância de manter o título em dia, destacando que quem não vota em três eleições consecutivas, não paga multa ou não se justifica pode ter o título cancelado. O processo de regularização pode ser feito pela internet na maioria dos casos, mas é necessário apresentar os documentos exigidos presencialmente para resolver as pendências de forma efetiva.
As eleições municipais de 2024 estão agendadas para 6 de outubro, com possível segundo turno em 27 de outubro em cidades com mais de 200 mil eleitores. Serão escolhidos prefeitos e vereadores em mais de 5,5 mil municípios do Brasil, com cerca de 156 milhões de eleitores aptos a votar. A matéria destaca a importância de manter o título em dia para evitar restrições em diversos serviços públicos e cotidianos, como obter documentos, ingressar em universidades públicas e assumir cargos públicos.