A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Goiânia está recebendo, desde março, os processos de progressão horizontal para os profissionais de Educação (PE II). Mais de 2 mil servidores já protocolaram seus pedidos até o momento, com a expectativa de cerca de 6 mil processos até o final do prazo. Esse processo faz parte do Plano de Carreira e Remuneração dos Servidores do Magistério Público do município.
De acordo com a Gerência de Carreira, Benefícios, Orientação e Acompanhamento Funcional da SME, a progressão horizontal ocorre a cada dois anos e requer a participação em um curso de aperfeiçoamento e atualização. Esse curso deve ser oferecido pela SME ou por uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC ou pelos respectivos Conselhos de Educação. O prazo para participação no curso vai de outubro de 2022 a maio deste ano, com duração mínima de 40 horas. A progressão implica na passagem do servidor para um nível de vencimento superior dentro da classe e cargo ocupado, com diferenças de 2% na Classe I e 4% na Classe II e no cargo de Profissional da Educação (Licenciatura Curta).
A SME destaca a importância desse processo para a valorização e desenvolvimento dos profissionais da Educação, buscando promover a qualificação contínua e a melhoria da qualidade do ensino em Goiânia. Com critérios claros e um calendário bem definido, a progressão horizontal visa incentivar a formação e aprimoramento dos servidores, garantindo benefícios tanto para os profissionais quanto para a comunidade escolar atendida pelo sistema educacional municipal.