Um novo estudo publicado na revista científica JAMA Network Open revelou que adultos na meia-idade e idosos que desfrutam de uma boa qualidade de sono têm menor probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares e sofrer um AVC. Realizado com 15.306 participantes de uma coorte na China, o estudo analisou dados coletados entre 2008 e 2019, destacando que aqueles com padrões de sono favoráveis apresentaram um risco significativamente menor de novos casos de doenças cardiovasculares, doenças coronárias e AVC em comparação com aqueles com padrões de sono desfavoráveis.
Os pesquisadores classificaram os padrões de sono dos participantes como favoráveis ou desfavoráveis com base em informações fornecidas pelos próprios participantes, incluindo horários de dormir, duração e qualidade do sono, e cochilos durante o dia. Além disso, foram consideradas as pontuações de risco poligênico para doença coronariana e AVC. Observações anteriores já indicavam a relação entre a qualidade do sono e a saúde cardiovascular, mas este estudo se destacou por coletar informações sobre o sono em dois momentos com um intervalo de cinco anos, explorando prospectivamente os resultados de longo prazo das mudanças nos padrões de sono na incidência de doenças cardiovasculares.
Os autores do estudo ressaltam a importância de mais pesquisas para confirmar a relação entre a qualidade do sono e os riscos cardiovasculares em pessoas mais velhas com padrões de sono naturais. Eles destacam que outros fatores, como um estilo de vida saudável e genética, também desempenham um papel crucial na saúde cardiovascular. Este estudo contribui significativamente para o entendimento da influência do sono na prevenção de doenças cardiovasculares, fornecendo insights valiosos para a promoção de hábitos de sono saudáveis em diferentes faixas etárias.