A Prefeitura de Goiânia emite alertas à população devido às intensas chuvas e tempestades que assolam a cidade. A Defesa Civil está ativa de forma preventiva, oferecendo auxílio em situações de emergência e fornecendo orientações cruciais para lidar com as adversidades climáticas. O volume de chuva registrado recentemente foi o segundo maior em 10 anos para o mês de abril, com áreas da cidade recebendo até 103 milímetros em 24 horas.
As recomendações em caso de temporais incluem acompanhar a previsão do tempo, evitar atravessar vias alagadas, buscar abrigo seguro em caso de chuvas fortes e ficar atento a sinais de perigo, como quedas de árvores e riscos de deslizamentos. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão disponíveis para situações de emergência, enquanto a população é incentivada a evitar o descarte inadequado de lixo nas ruas, contribuindo para a prevenção de alagamentos. A limpeza de bueiros e bocas de lobo é intensificada durante períodos chuvosos, visando garantir a eficácia do escoamento de água na cidade.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana realiza um trabalho contínuo de retirada de lixo dos canais de escoamento, com um custo mensal significativo para manter a cidade limpa e prevenir alagamentos. A conscientização da população é ressaltada como fundamental para evitar problemas causados pelo descarte inadequado de resíduos, contribuindo para a segurança e bem-estar de todos os cidadãos de Goiânia.