A atividade de serviços na China acelerou em março, com os novos negócios aumentando no ritmo mais rápido em três meses, de acordo com uma pesquisa do setor privado. Essa melhoria, juntamente com dados positivos de outras pesquisas industriais, sugere que a economia chinesa está ganhando impulso no primeiro trimestre. O Índice de Gerentes de Compras (PMI) de serviços do Caixin/S&P Global subiu para 52,7 em fevereiro, indicando expansão pelo 15º mês consecutivo.
Graças à demanda crescente e aos esforços para impulsionar novos pedidos, o ritmo de expansão de novos negócios foi o mais rápido desde dezembro do ano passado, aumentando a confiança dos negócios. Apesar disso, a melhoria nas vendas e na confiança não resultou em aumento de empregos, com os níveis de emprego encolhendo pelo segundo mês consecutivo em março, embora em ritmo menor. O PMI Composto da China também subiu para 52,7 no mês passado, a leitura mais alta desde maio de 2023, impulsionado pelo crescimento da oferta e da demanda nos setores industrial e de serviços.
Os setores industrial e de serviços na China estão mostrando sinais positivos, com a melhora das exportações e o otimismo contínuo do mercado. Segundo Wang Zhe, economista do Caixin Insight Group, a aceleração da oferta e da demanda refletem um cenário favorável. Embora a economia chinesa ainda enfrente desafios, como a estagnação do emprego, os dados indicam um caminho de recuperação e crescimento para a segunda maior economia do mundo.