Evento teve como objetivo promover a integração entre crianças e adolescentes da comunidade, além de fortalecer laços comunitários e incentivar a inclusão social dos participantes
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), promoveu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Parque Atheneu, um torneio de futebol de tabuleiro, popularmente conhecido como dedobol.
A ação faz parte das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e teve como objetivo central promover a integração entre crianças e adolescentes da comunidade, além de fortalecer laços comunitários e incentivar a inclusão social.
O dedobol também chamado de pregobol, ou futebol de pino, é um divertido jogo de tabuleiro, ideal para crianças a partir de 6 anos. Ele consiste em um tabuleiro de madeira que retrata um campo de futebol. Os pinos representam os onze jogadores contando com o goleiro de cada time.
O jogo foi a escolha perfeita para proporcionar diversão e aprendizado, estimulando a cooperação e o espírito de equipe entre os participantes. Ao longo do torneio, as crianças puderam demonstrar suas habilidades, criatividade e fair play em uma atmosfera de amizade. No esporte, o conceito de fair play está ligado à ética, ou seja,os praticantes devem jogar de maneira que não prejudiquem o adversário de forma proposital.
“Para muitos deles essa foi uma oportunidade única de participar de uma competição esportiva e interagir com colegas em um ambiente seguro e acolhedor”, afirma a coordenadora da unidade, Cynthia Fonseca Costa.
Premiações
Ao final do torneio, foram entregues premiações e medalhas a todos os participantes em reconhecimento do esforço e dedicação demonstrados ao longo da competição. “Mais do que simples prêmios, essas distinções representam o valor do trabalho em equipe, da superação de desafios e do respeito mútuo, essenciais para o desenvolvimento pessoal e social das crianças”, destaca Cynthia.
Para as educadoras sociais Ellen Viana Nogueira e Anete Alves o torneio vai além de uma simples competição esportiva. “Ele simboliza o compromisso comunitário de promover o bem-estar e a inclusão de todos os membros da sociedade, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade”, declaram.
“Eventos como este demonstram o papel fundamental dos Cras para uma comunidade mais unida, solidária e igualitária. Eles reafirmam o compromisso de continuar oferecendo atividades e iniciativas que contribuem para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e famílias, fortalecendo os laços afetivos”, define Cynthia.
Fotos: Sedhs