Três estações da CPTM em São Paulo estão recebendo uma Unidade Móvel LGBTI em parceria com o Centro de Cidadania LGBTI da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. O objetivo é oferecer atendimento especializado e informações sobre direitos LGBTI, ampliando a divulgação de serviços gratuitos e ações de combate à homofobia. As estações Vila Aurora, José Bonifácio e Jaraguá sediam o serviço, que inclui assistência social, jurídica, pedagógica e psicológica.
A iniciativa, gerida pela ONG ACESD, acontece em diferentes dias e horários nas estações mencionadas, com a presença das unidades móveis nas áreas externas. Além disso, a CPTM apoia as ações de cidadania, abrindo espaços em suas estações para atividades que promovam o bem-estar dos passageiros. Com 1,6 milhão de passageiros por dia útil, a CPTM desempenha um papel fundamental no transporte ferroviário de passageiros em São Paulo, atendendo moradores de 18 municípios, incluindo a capital.
Os serviços oferecidos pela Unidade Móvel LGBTI visam não apenas fornecer atendimento especializado à comunidade LGBTQIAPN+, mas também promover a conscientização e o respeito à diversidade sexual. Com a divulgação de serviços gratuitos e ações de combate à homofobia, a iniciativa busca criar um ambiente mais inclusivo e acolhedor nas estações da CPTM em São Paulo.