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Leitura: Comissão de Educação debate proposta de PNE para os próximos dez anos
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Portal de notícias Brasil em Folhas > Blog > Política > Comissão de Educação debate proposta de PNE para os próximos dez anos
PolíticaÚltimas notícias

Comissão de Educação debate proposta de PNE para os próximos dez anos

Patricia Nascimento
Última atualização: 19 de abril de 2024 02:04
Patricia Nascimento
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Tempo: 2 min.
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A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou uma audiência pública solicitada pelo deputado Capitão Alden (PL-BA) para discutir o Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034. Durante o debate, Alden criticou o documento elaborado na última Conferência Nacional de Educação, afirmando que o texto promove um discurso de ódio contra o conservadorismo, o homeschooling e o agronegócio. O deputado expressou preocupação com a possibilidade de as salas de aula se tornarem ambientes de doutrinação ideológica, desconsiderando a educação transmitida pelos pais aos filhos.

A proposta de Plano Nacional de Educação 2024-2034, elaborada na Conferência Nacional de Educação 2024, foi aprovada com contribuições que serão encaminhadas ao Congresso para os próximos dez anos. O documento intitulado “Plano Nacional de Educação 2024-2034: política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável” foi entregue ao Ministério da Educação. A reunião, que teve início às 10 horas, buscou debater as diretrizes e propostas para o futuro da educação no Brasil, em meio a críticas e preocupações levantadas pelo deputado Alden e outros participantes.

O debate sobre o PNE 2024-2034 ressaltou as divergências em relação à abordagem do conservadorismo e questões como homeschooling e agronegócio na educação brasileira. Enquanto o documento elaborado na conferência recebeu apoio para seguir adiante com suas propostas, a crítica de Alden levantou questionamentos sobre a possível politização e doutrinação nas salas de aula. O tema continuará sendo discutido no Congresso, refletindo a complexidade e os diferentes pontos de vista sobre o futuro da educação no país.

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