O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, e o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva se reuniram em Bogotá para discutir uma proposta de pacificação na Venezuela, visando garantir um pacto democrático por meio de um plebiscito nas próximas eleições. Além disso, abordaram a crise humanitária no Haiti, buscando uma solução pacífica para o país assolado por uma guerra entre gangues armadas e sem governo.
No encontro, também foi debatida a preservação e desenvolvimento sustentável da Amazônia, focando em acordos policiais, militares, sociais e econômicos para proteger a biodiversidade e a água doce da região. Lula defendeu uma parceria estratégica entre Brasil e Colômbia, visando triplicar o fluxo comercial e aproveitar a oportunidade histórica dos países com grande biodiversidade em meio ao cenário global de transição energética e descarbonização.
Ainda durante a reunião, Lula determinou ao chanceler Mauro Vieira a discussão com o governo colombiano para facilitar o comércio e os intercâmbios entre os países, visando desburocratizar as relações e dinamizar a cooperação bilateral em diversas áreas, como turismo, saúde, desenvolvimento agrário e comunicações. Este foi o terceiro encontro entre Lula e Petro, destacando a aproximação entre os líderes em questões de relevância regional e global.