Na madrugada entre este domingo (21) e a segunda-feira (22), a chuva de meteoros Líridas atingirá seu pico de atividade, com a possibilidade de avistar até 18 meteoros por hora, conforme o Projeto de Ciência Cidadã Exoss. Originada a partir de fragmentos deixados pelo cometa Thatcher, a chuva de meteoro Líridas é uma das mais antigas registradas, com relatos de avistamentos há mais de 2.500 anos de acordo com textos históricos chineses. Apesar disso, a observação deste ano será prejudicada pela iluminação da Lua, que estará 96% iluminada.
Com a passagem do cometa 12P/Pons-Brooks, conhecido como o “Cometa do Diabo”, prevista para a terça-feira (23), e a conjunção entre Saturno, Marte e Mercúrio no dia 30 de abril, quando os planetas estarão visualmente alinhados antes do amanhecer, abril reserva eventos astronômicos imperdíveis para os entusiastas da observação do céu. Para observar a chuva de meteoros Líridas com mais clareza, é recomendado estar em ambientes escuros.
O céu de abril promete espetáculos celestes fascinantes, com a chuva de meteoros Líridas atingindo seu ápice neste domingo. Além disso, a passagem do Cometa do Diabo e a conjunção planetária no final do mês proporcionam oportunidades únicas para apreciar a beleza do universo e refletir sobre a grandiosidade do cosmos. Prepare-se para contemplar esses fenômenos astronômicos marcantes e aproveitar as maravilhas do firmamento neste mês.