A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) está realizando uma perícia no reservatório Irineu Comelli, localizado em São José, com o objetivo de garantir a segurança e o abastecimento de água em diversos bairros da região. A perícia, conduzida pela empresa independente JM Engenharia Diagnóstica, inclui inspeção visual, uso de aparelhos de ultrassom e coleta de amostras para avaliação, com previsão de resultado em 60 dias.
Representantes da Casan, juntamente com membros da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) e do Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPSC), acompanharam as atividades da perícia. O reservatório Irineu Comelli abastece áreas importantes como o Hospital Regional de São José, o Centro Histórico e os bairros Fazenda Santo Antônio, Praia Comprida e Ponta de Baixo. Após o rompimento de um reservatório em Florianópolis, a Casan reduziu a capacidade de abastecimento do Irineu Comelli como medida de segurança, aguardando os resultados da perícia para possíveis intervenções.
O engenheiro da Aresc destacou a importância da perícia para garantir o abastecimento de água na região, ressaltando que, até o momento, a parte hidráulica e a integridade física do reservatório aparentam estar regularizadas. Com a análise dos peritos e o acompanhamento dos órgãos competentes, será possível determinar se serão necessárias intervenções no reservatório Irineu Comelli ou se a operação poderá voltar ao nível normal com segurança em São José.