Uma campanha idealizada por sete organizações da sociedade civil busca incentivar os jovens a votar como forma de fortalecer a democracia. Em uma ação realizada na Avenida Paulista, um título de eleitor em tamanho gigante foi exposto, lembrando que o prazo para solicitar o título e participar das eleições de 2024 é 8 de maio. O documento gigante homenageia Edson Luís, estudante assassinado durante a ditadura militar em 1968, ressaltando a importância da participação política e do fortalecimento da democracia.
A escolha de Edson Luís para a homenagem simboliza a luta pela democracia e destaca a fragilidade do sistema democrático, especialmente diante dos desafios atuais com ataques à democracia em todo o mundo. A campanha visa sensibilizar a juventude, que não viveu a repressão da ditadura, sobre a importância do voto e da participação cívica. Com o objetivo de alcançar os jovens, o título de Edson Luís será levado a outros pontos da capital paulista, promovendo diálogos sobre a importância do título de eleitor e do engajamento político.
Organizada por instituições como Instituto Lamparina, labExperimental e Avaaz, a iniciativa destaca a relevância de envolver os jovens no processo político. Com um total de 5,7 milhões de jovens aptos a votar, a campanha busca orientar sobre como tirar o título de eleitor pela primeira vez, destacando a necessidade de comparecer a um Cartório Eleitoral com documentação adequada. A ação também envolve adultos, incentivando pais e familiares a conversarem sobre a importância do voto com os mais jovens.