Vagas para agendamento do novo RG foram liberadas em todo Mato Grosso do Sul, com horários disponíveis a partir da próxima quinta-feira. A impressão do documento no estado é feita exclusivamente em papel-moeda, com a primeira emissão sendo gratuita até 2032. O prazo estimado para a emissão é de 25 a 30 dias, e a população deve atualizar o RG com papel-moeda de forma gratuita dentro deste prazo.
Para realizar o primeiro documento de identidade, é necessário selecionar a opção de expedição de documentos para a primeira emissão, a fim de evitar a geração do boleto. É imperativo que o CPF esteja regular na Receita Federal, com os dados correspondentes à certidão apresentada, como nome, nome da mãe, pai e data de nascimento. Caso o CPF esteja irregular, é possível regularizá-lo através do site disponibilizado.
A solicitação do novo RG deve ser feita pelo site da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), escolhendo a cidade e a agência de identificação. A população deve ficar atenta aos requisitos e prazos para garantir a emissão do documento de forma gratuita e correta, conforme as orientações divulgadas.