O Banco Central lançou uma nova moeda em comemoração aos 200 anos da primeira Constituição do Brasil, destinada a colecionadores. Produzida em prata e com valor de face de R$ 5, a tiragem inicial será de três mil unidades, podendo chegar a 10 mil. Cada peça será vendida por R$ 440 e estará disponível exclusivamente no site Clube da Medalha, com início das vendas previsto para o mesmo dia do lançamento.
A moeda apresenta, em uma face, a ilustração do livro manuscrito da primeira Constituição do país, com legendas referentes ao Poder Legislativo e aos 200 anos da Constituição. Na outra face, há a representação do Palácio do Congresso Nacional, em Brasília, e referências aos plenários da Câmara e do Senado, juntamente com inscrições como “BRASIL, 2024 e 5 REAIS”. A primeira Constituição brasileira, outorgada por D. Pedro I em 1824, estabeleceu a monarquia constitucional hereditária e os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de criar o Supremo Tribunal de Justiça, atualmente o STF.
A iniciativa do Banco Central em homenagear os 200 anos da primeira Constituição do Brasil se junta a outras moedas comemorativas já lançadas ao longo da história. Em um evento na Câmara dos Deputados, a moeda foi apresentada com a presença de representantes do BC, da Casa da Moeda e da Câmara. A Constituição de 1824 ficou em vigor por 65 anos, sendo a mais longeva do Brasil, estabelecendo a estrutura política do país, incluindo o Poder Legislativo bicameral e o Supremo Tribunal de Justiça.