O Governo de Goiás anunciou um investimento de R$ 2,4 milhões para impulsionar o artesanato local em 2024. O projeto abrange a realização de feiras, participação em eventos nacionais e mapeamento de artesãos em todas as regiões do estado. Destaque para a quinta edição da feira Goiás Feito à Mão, que terá sua primeira ação no Congresso Nacional, seguida por edições no Centro Cultural Oscar Niemeyer nos meses de junho, agosto e novembro. A iniciativa visa promover a cultura e tradições do estado, além de gerar renda para os artesãos.
As feiras nacionais, como o Salão do Artesanato, a Fenearte e a Fenacce, também receberão apoio do Governo de Goiás para promover o reconhecimento e valorização do artesanato produzido no estado. Artistas locais como Valmir Neves encontram nessas oportunidades a chance de expandir seus mercados e receber encomendas significativas. Além disso, a região do Entorno do DF será prestigiada com uma feira em Novo Gama, evidenciando a diversidade e qualidade do artesanato goiano.
O projeto para 2024 inclui ainda rodadas de mapeamento pelos municípios goianos, visando identificar e apoiar artesãos até então desconhecidos, formalizando seu trabalho junto aos órgãos competentes. A Secretaria da Retomada, responsável pelas políticas públicas para o artesanato, busca ampliar o alcance dessas ações para gerar renda e valorizar a cultura local. Com um estande elogiado pela diversidade de produtos e matéria-prima, o artesanato goiano ganha destaque não apenas pela questão socioeconômica, mas também por representar as tradições do estado de forma única e expressiva.