Uma pesquisa recente da Quaest revelou que a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva cresceu nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Goiás. Lula tem conseguido ampliar a aprovação de seu governo para além dos votos obtidos em 2022, mesmo nos estados onde perdeu a eleição. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, desponta como o mais bem posicionado na disputa pelo eleitorado de Jair Bolsonaro, enquanto o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, surpreende com a melhor aprovação entre os quatro avaliados.
Tarcísio de Freitas é aprovado por 62% dos eleitores paulistas, mas a Segurança Pública se torna um ponto de atenção, com avaliações negativas nesse setor. Já Ronaldo Caiado, governador de Goiás, é visto como uma surpresa na disputa, com uma política de segurança bem avaliada que pode se tornar uma plataforma eleitoral futura. A pesquisa destaca que a percepção de melhorias nos estados está diretamente ligada à aprovação dos governantes, sendo a Segurança Pública um tema relevante a ser trabalhado.
Apesar da boa avaliação dos governadores, áreas como Segurança Pública, infraestrutura, mobilidade e saúde mostram fragilidades que precisam ser endereçadas. Tarcísio de Freitas e Ronaldo Caiado surgem como figuras bem posicionadas para as eleições de 2026, especialmente considerando a inelegibilidade de Jair Bolsonaro. Enquanto Tarcísio lidera em São Paulo, Caiado se destaca em Goiás com uma política de segurança aprovada pela população.