No primeiro trimestre, a Apple perdeu o título de maior empresa de smartphones na China para as marcas chinesas Honor e Huawei, que empataram no primeiro lugar, segundo dados preliminares da IDC. Com uma queda de 6,6% nas vendas em relação ao ano anterior, a participação de mercado da Apple caiu para 15,6%, enquanto a Honor e a Huawei alcançaram 17,1% e 17%, respectivamente. As promoções de preços da Apple não foram suficientes para competir com a intensa concorrência dos dispositivos Android, resultando em um declínio nas vendas do iPhone no país.
As vendas totais de smartphones na China aumentaram 6,5% no período, atingindo 69,3 milhões de unidades, de acordo com a IDC. Os dados da Counterpoint também indicaram um desempenho desfavorável para a Apple, com uma queda de 19% nas vendas de celulares no primeiro trimestre, o pior resultado desde 2020. A competição acirrada no mercado chinês, impulsionada pelos ‘players’ Android, desafiou a posição da Apple, levando a uma perda significativa de participação no mercado de smartphones no país.
Diante da intensa concorrência e das dificuldades enfrentadas, a Apple viu sua liderança na China ser superada pelas marcas locais, Honor e Huawei. Com a contínua evolução do mercado de smartphones e a crescente competitividade, a empresa americana terá que reavaliar suas estratégias para recuperar terreno e manter sua relevância no mercado chinês de dispositivos móveis.