O Programa Rotas Rurais, desenvolvido pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, tem como objetivo geolocalizar todas as propriedades rurais do estado. Desde o seu lançamento, mais de 310 mil estabelecimentos foram cadastrados e mais de 57 mil quilômetros de estradas rurais foram mapeados. A iniciativa, premiada por sua excelência no uso de Location Intelligence, promove cidadania, infraestrutura, segurança e acesso a serviços para a população rural paulista, beneficiando cerca de 2 milhões de residentes até o momento.
Durante a Agrishow 2024, os produtores rurais interessados em participar do programa contam com assistência técnica da equipe de coordenação do Rotas Rurais. Em parceria com o Google, a iniciativa disponibiliza mapas logísticos e roteadores interativos, facilitando a localização das propriedades e promovendo mobilidade, conectividade e transformação social. O programa pioneiro em endereçamento rural em São Paulo busca levar mais competitividade aos produtores, aumentando a interação entre produtores e consumidores e contribuindo para o conhecimento do território.
O secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai, destaca que o Programa Rotas Rurais não apenas proporciona dignidade aos moradores rurais, mas também é capaz de rotear, sendo o único sistema no mundo com essa capacidade. Com um hub de dados considerado o maior do Brasil no agronegócio, o programa está desenvolvendo inteligência artificial para realizar endereçamento, visando atender à parte significativa da população mundial sem endereço fixo.