A V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência teve início em Santa Catarina, reunindo cerca de 400 participantes para discutir o cenário presente e futuro da implementação desses direitos, com foco na construção de um Brasil mais inclusivo. Promovido pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o evento tem como objetivo debater políticas públicas e garantir igualdade de oportunidades para os quase 7% de catarinenses com deficiência, de acordo com dados do IBGE de 2022.
Durante a conferência, que se estende até a quinta-feira, os participantes abordarão temas como estratégias para fortalecer a participação das pessoas com deficiência, acesso às políticas públicas, avaliação biopsicossocial unificada, financiamento da promoção de direitos, cidadania, acessibilidade e desafios na comunicação universal. A secretária adjunta da pasta, Luciane dos Passos, destacou o compromisso do Governo do Estado com a comunidade de pessoas com deficiência, ressaltando a importância do diálogo entre a sociedade e o poder público. Santa Catarina se destaca como o estado que mais realizou conferências municipais e regionais, com um total de 42 encontros.
A conferência nacional está programada para julho, em Brasília, consolidando um espaço de debate e reflexão sobre a inclusão e promoção dos direitos das pessoas com deficiência no país. Com uma ampla participação de delegados, acompanhantes, convidados e observadores, o evento reforça a necessidade de políticas inclusivas e a garantia de direitos para uma parcela significativa da população brasileira, reafirmando o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos.