Após o 3º Mundial do Queijo do Brasil, realizado em São Paulo, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado comemora a certificação de 30 produtos artesanais. Destaques paulistas como os laticínios Terra Límpida e Capril Salto do Panema foram premiados na categoria Super Ouro, evidenciando a qualidade dos queijos do estado. O secretário de Agricultura, Guilherme Piai, enfatizou a importância do selo do Serviço de Inspeção de São Paulo (SISP) para valorizar, dignificar e ampliar a comercialização dos produtos.
O proprietário do Capril Salto do Panema, Valdecir Marvulle, expressou orgulho em ser um dos primeiros registrados no serviço de inspeção artesanal, destacando a abertura de caminho para outros produtores. A simplificação do SISP permitiu à queijaria Lano-Alto, de Paulo Lemos, receber o selo em seus produtos, gerando melhores perspectivas de mercado. A presença do serviço de inspeção no evento foi destacada como sinônimo de segurança pela comissária Heloisa Collins, que enalteceu as novas diretrizes do órgão, facilitando novos registros e incentivando a atividade dos queijeiros paulistas.
O evento premiou queijos de diversas categorias, desde Super Ouro até Bronze, evidenciando a diversidade e qualidade dos produtos artesanais paulistas. A relação amigável entre o serviço de inspeção e os produtores artesanais tem sido fundamental para a legalização, valorização e expansão do setor. A simplificação dos processos de registro e a preocupação didática da inspeção vêm impulsionando a produção artesanal de queijos em São Paulo, incentivando a atividade e promovendo a excelência dos queijos paulistas para o Brasil e o mundo.