Para a execução da ação, Guarda Civil Metropolitana disponibilizou nove viaturas e 20 agentes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), do Grupo de Operações com Cães e da Coordenadoria de Fiscalização de Trânsito. Policiamento preventivo continua e faz parte do Programa Centraliza, que visa melhorias na infraestrutura urbana e segurança no Centro
n
A ação da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM), durante as festas de fim de ano, no Centro da Capital, garantiu a segurança de quem circulou pelo local, principalmente os que optaram em fazer suas compras no comércio, que inclui a região da 44. É o que mostra o balanço da Operação GCM Presente, que faz parte dos esforços da Prefeitura na busca pela revitalização e requalificação do Centro, o Programa Centraliza.
n
Do início da operação, no começo de dezembro de 2023, até o dia 4 de janeiro de 2024, foram registradas 7.834 ocorrências das mais diversas modalidades, com destaque para a abordagem de 156 pessoas, para consulta de possíveis mandados de prisão em aberto. O Sistema Integrado de Informações e Atendimentos da GCM de Goiânia (Siiagg) também registrou uma tentativa de homicídio, uma embriaguez ao volante, um desacato, dois foragidos recapturados, 18 veículos consultados, 45 apoios a órgãos públicos, três veículos recuperados, dez pessoas encaminhadas à Central de Flagrantes, 17 munições apreendidas, 17 operações de saturação na região central e 7.560 atendimentos ao público.
n
Para a execução da ação, que faz parte do Programa Centraliza, a GCM disponibilizou nove viaturas e 20 agentes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), do Grupo de Operações com Cães e da Coordenadoria de Fiscalização de Trânsito.
n
“As ações envolvendo a segurança pública são uma parte importante do nosso Programa Centraliza, ainda mais nesse período de festas, em que o comércio fica ainda mais aquecido. Nosso objetivo é dar tranquilidade aos comerciantes e aos clientes nesse período tão importante do ano”, afirmou o prefeito Rogério.
n
Comandante da GCM, Wellington Paranhos afirma que o balanço da operação é positivo pelo feedback da população que frequenta a região central, em relação ao resultado da ação da Guarda, dos que escolhem a região para compras no comércio, para quem trabalha no local e para os moradores. “No período da operação, essas pessoas se dirigiam aos agentes da GCM, e ainda se dirigem, porque continuamos policiando o Centro, de maneira mais afetiva antes mesmo de o prefeito Rogério lançar o Programa Centraliza. Então, é um feedback muito positivo da população e agradecendo a presença de agentes da Guarda, porque a ação dá mais qualidade de vida e mais liberdade de circular pelo local, tanto no período diurno quanto no período noturno”.
n
Eixos temáticos
n
O Programa de Revitalização do Centro de Goiânia, lançado pelo prefeito Rogério em novembro de 2023, os setores Norte Ferroviário, Oeste e Leste Universitário, é dividido em sete eixos temáticos, com o objetivo de promover ações voltadas à moradia, lazer, trabalho, comércio, educação e investimentos. Cabe à GCM o trabalho de patrulhamento preventivo para proporcionar maior sensação de segurança para os frequentadores da Região Central.
n
Para o prefeito Rogério, as ações envolvendo a segurança pública são uma parte importante do Programa Centraliza, que tiveram papel importante no período de festas de fim de ano, para maior tranquilidade aos comerciantes e aos clientes.
n
O Programa Centraliza tem como objetivo revitalizar o Centro de Goiânia, que inclui a restauração do pavimento asfáltico, a melhoria das calçadas e a modernização da iluminação pública com lâmpadas em LED nas ruas e avenidas da região. As ações do Programa GCM Presente continuam na área central.
n
Defesa social
n
A GCM é responsável pela execução de política municipal de defesa social, visando à proteção da vida, do patrimônio, da integridade das pessoas e seus direitos básicos. A corporação, que ganhou suporte e investimentos necessários na gestão do prefeito Rogério, também tem como atribuição o planejamento operacional e a integração das ações de defesa social no âmbito do município.
n
Cabe ainda à GCM a implementação do Plano Municipal de Segurança, com prioridade para políticas públicas sobre drogas, integrando o município ao Sistema Único de Segurança (Susp). As ações são executadas em parceria com demais órgãos públicos. A Guarda conta com sete unidades no comando regional e grupamentos especiais, com efetivo de 1,2 mil agentes, com mais de 80 viaturas no serviço diário de vigilância por praças, parques ambientais e unidades de ensino e de saúde.
n
Fotos: GCM
n
– Brasil em Folhas S/A
n